Índice.
- Introdução
- O Desejo de Ser Como o Mestre
- Praticar o que Aprendeu
- Buscar Intimidade com o Mestre
- Conclusão
- FAQ
Introdução
Hoje estou aqui para compartilhar com vocês sobre a importância de ser um discípulo de Jesus. Ser um discípulo significa seguir os ensinamentos de Jesus e se tornar cada vez mais parecido com Ele. Neste blog, vamos explorar quatro características que um discípulo precisa ter para cumprir o propósito do discipulado.
O Desejo de Ser Como o Mestre
Um verdadeiro discípulo de Jesus tem o desejo profundo de ser como o mestre. Assim como os primeiros discípulos deixaram tudo para seguir Jesus, nós também precisamos estar dispostos a abrir mão de nossas vidas para viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Isso significa agir como Ele agia, falar como Ele falava e amar como Ele amava.
Jesus escolheu pessoas comuns para serem Seus discípulos, pessoas que não eram necessariamente as mais capacitadas ou inteligentes. Ele viu algo nelas que ninguém mais via. Ele viu o potencial de transformação e o desejo de serem como Ele. E nós também podemos ser escolhidos por Jesus para sermos Seus discípulos.
Não importa quem você é, o que você fez ou onde você está agora. Jesus está pronto para te chamar para segui-Lo e se tornar cada vez mais parecido com Ele. Basta ter o desejo de ser como o mestre e permitir que Ele te molde e transforme.
Praticar o que Aprendeu
O conhecimento por si só não é suficiente. Um verdadeiro discípulo de Jesus pratica aquilo que aprendeu com o mestre. Assim como um atleta precisa treinar e colocar em prática o que aprende nos treinos, nós também precisamos colocar em prática aquilo que aprendemos com Jesus.
Jesus passou a maior parte do Seu ministério ensinando e curando as pessoas. Ele curava os enfermos, expulsava demônios e mostrava o amor de Deus através das Suas ações. E Ele também nos chamou para fazer o mesmo. Como discípulos de Jesus, somos chamados a orar pelos enfermos, a amar os necessitados e a compartilhar o evangelho com o mundo.
Praticar aquilo que aprendemos com Jesus pode significar sair da nossa zona de conforto e enfrentar desafios. Pode significar sacrificar o nosso tempo e recursos em prol dos outros. Mas é através da prática que nos tornamos cada vez mais parecidos com Jesus e impactamos o mundo ao nosso redor.
Buscar Intimidade com o Mestre
Um relacionamento sólido e íntimo se constrói com base em comunicação e tempo de qualidade juntos. O mesmo acontece com a nossa relação com Jesus. Como discípulos de Jesus, precisamos buscar intimidade com Ele através da leitura da Palavra, jejum e oração.
A Palavra de Deus é o manual do fabricante que nos ensina sobre a vontade de Deus e nos mostra como viver em conformidade com os Seus princípios. Através da leitura da Palavra, somos fortalecidos e capacidades para vivermos uma vida que agrada a Deus.
O jejum nos ajuda a ter sensibilidade ao mundo espiritual e a negar os desejos da carne. Ele nos ajuda a priorizar as coisas do Reino de Deus e nos alinha com a vontade do Mestre.
E a oração é o nosso tempo de conversa com Jesus. É o momento em que podemos compartilhar os nossos anseios, medos e agradecimentos com Ele. É também o momento em que podemos ouvir a Sua voz e receber direcionamentos para a nossa vida.
Buscar intimidade com o Mestre requer tempo e esforço, mas é nesse tempo que somos transformados e fortalecidos. É nesse tempo que conhecemos mais sobre o coração de Jesus e nos tornamos mais parecidos com Ele.
Conclusão
Ser um discípulo de Jesus é um chamado para todos nós. Independentemente de quem somos, Jesus nos chama para segui-Lo e nos tornarmos cada vez mais parecidos com Ele. Para isso, precisamos ter o desejo de ser como o mestre, praticar aquilo que aprendemos, buscar intimidade com Ele e colocar em prática os Seus ensinamentos.
Que neste ano de 2023, possamos nos comprometer a ser verdadeiros discípulos de Jesus. Que possamos deixar de lado as nossas vontades e nos rendermos ao chamado de Jesus. Que possamos buscar intimidade com Ele e permitir que Ele nos transforme.
FAQ
1. O que significa ser um discípulo de Jesus?
Ser um discípulo de Jesus significa seguir os ensinamentos de Jesus e se tornar cada vez mais parecido com Ele. É um chamado para abrir mão das nossas vontades e priorizar a vontade de Deus em nossas vidas.
2. Como posso praticar aquilo que aprendi com Jesus?
Praticar aquilo que aprendemos com Jesus envolve colocar em prática os Seus ensinamentos no nosso dia a dia. Isso pode incluir amar o próximo, perdoar, orar pelos enfermos e compartilhar o evangelho com o mundo.
3. Como posso buscar intimidade com Jesus?
Podemos buscar intimidade com Jesus através da leitura da Palavra, jejum e oração. A leitura da Bíblia nos ajuda a conhecer mais sobre a vontade de Deus, o jejum nos ajuda a ter sensibilidade ao mundo espiritual e a oração nos permite conversar com Jesus e ouvir a Sua voz.